quarta-feira, 23 de julho de 2014

Cartazes antigos e divertidos da cerveja Guinness

Postado por César Pinheiro originalmente em Design 7th


A cerveja Guinness é um dos produtos mais tradicionais e reconhecidos da Irlanda. A cerveja stout começou a ser produzida por Arthur Guinness em 1759, numa fábrica em Dublin. Mais de 250 anos depois, se tornou uma das bebidas mais apreciadas do mundo, sendo que ao redor do planeta são consumidos aproximadamente 10 milhões de pints diariamente, segundo o Wikipedia. Tive a oportunidade de visitar a cidade de Dublin no ano passado e não pude deixar de visitar a fábrica da Guinness, e eu recomendo o passeio a quem estiver por lá.

Uma das características das propagandas da Guinness sempre foi o bom humor, utilizado para associar a cerveja às coisas boas da vida. Elas mostravam como tomar uma Guinness poderia ser relaxante e revigorante. Numa época em que ainda não existiam regulamentações pesadas sobre a promoção do consumo de álcool, a liberdade era muito maior. O ilustrador John Gilroy fez alguns cartazes bem humorados e inofensivos. Veja algumas dessas peças:








O inglês John Gilroy começou a trabalhar nessa série de peças para a Guinness em 1929, mas não sei dizer precisamente de qual época é cada peça. Com certeza são uma viagem no tempo, com os característicos animais "inocentes" que foram idealizados por vários artistas da época, como Walt Disney e Otto Messmer.

Assim como os animais das ilustrações, eu fico com vontade de tomar uma Guinness a cada vez que vejo uma dessas peças. Para quem ficou com vontade, em Belo Horizonte há um pub irlandês chamado Duke'n'Duke que cultiva essa tradição da cerveja irlandesa. No perfil do estabelecimento no Facebook, eles sempre promovem a cerveja entre seus clientes com um desses cartazes bem humorados de Gilroy. Se você estiver na Savassi, é o local ideal para tomar uma Guinnes. O endereço é: rua Alagoas, 1470. Lembre-se do slogan da cerveja, "Guinness is good for you", mas também lembrem-se que se forem dirigir, não bebam!

Com informações e imagens de The Great Guinness ToastSite Fábio Lobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário