quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Ranking das microcervejarias no mundo

por Ronaldo Morado


No Brasil, o conceito de craft brewery (cervejaria artesanal) ainda é pouco entendido e, por essa razão, se tornou controverso. Isso porque o termo “Craft Brewery”, criado nos Estados Unidos, nunca foi bem convertido para a nossa situação no Brasil. Seja por conta da tradução (“craft” não é exatamente “artesanato”), seja por conta da dificuldade de consenso sobre os parâmetros de classificação de uma cervejaria artesanal no caso brasileiro.

Entretanto, por aqui, proliferam as cervejarias que se autodenominam artesanais seja porque se consideram pequenas, ou apenas porque se acham diferentes por algum outro critério (puro malte, qualidade, regionalidade, tradição...).

Para o beneficio de todos, principalmente do segmento cervejeiro, seria importante chegarmos a um amplo entendimento sobre o critério a ser empregado nessa categorização e fazermos grande divulgação. Além de ajudar na defesa de reivindicações junto a qualquer órgão regulador ou arrecadador, evitaríamos a confusão que tem provocado na cabeça dos consumidores.

Segundo o Portal Statista, o Brasil é o 9º país com maior numero de “craft breweries” (conceito americano). Veja o quadro:

Ranking dos países com mais microcervejarias (conceito craft breweries)
País
Craft Breweries
Estados Unidos
4.000
Reino Unido
723
França
654
Itália
600
Rússia
561
Canada
483
Suíça
396
Alemanha
307
Brasil
217
Japão
200
Fonte: Statista - Alltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário